Olá, seja bem-vindo!

Essa é a nossa página de dúvidas frequentes sobre o uso do Polifil

Nela você encontrará as respostas para as dúvidas mais frequentes em relação ao Polifil.

Posso deixar o gel filmógeno (base) pronta por quanto tempo?

Conforme recomenda a Farmacopeia Americana, preparações magistrais que contenham água devem ser armazenadas por até 14 dias após o preparo, sob refrigeração.

Qual o peso médio de filmes contendo Polifil?

O peso médio dos filmes com Polifil dependerá das quantidades usadas na preparação.

É preciso entender que todos os solventes volatilizáveis evaporam durante o processo de secagem. Então, para calcular o peso médio esperado do seu filme basta somar o valor da massa dos ativos com a massa dos componentes usados no preparo do gel filmógeno (inclui o Polifil, glicerina, propilenoglicol, conservantes, aromatizantes, etc). Essa massa total (ativos + componentes não voláteis) é o peso médio esperado para seus filmes.

Em geral, os filmes obtidos pela técnica de moldagem podem ter peso médio entre 160 e 250 mg, dependendo das quantidades de Polifil e do tamanho do molde.

Como são feitos os cálculos para usar Polifil

Não há necessidades de muitos cálculos para usar Polifil.

Na técnica com laminador você precisa fazer diversos cálculos com massas e fatores para chegar a uma medida métrica para cortar os filmes e então dispensá-los.

Com o Polifil, basta você misturar os componentes dos filmes e adicionar os adjuvantes e a água. Todo o preparo será feito por volume. Por exemplo, se você precisa preparar 30 filmes e optou por fazer filmes com 1 mL, basta preparar 30 mL de gel filmógeno, moldar e aguardar a secagem.

Qual a capacidade de ativos em filmes feitos com Polifil?

A capacidade de ativo a ser colocada em filmes orodispersíveis não depende do Polifil, mas sim do tamanho do filme em si.

Em geral, os filmes orodispersíveis são destinados à veiculação de pequenas quantidades de ativos, tipicamente algo entre 20 e 40 mg.

A literatura cita que filmes orodispersíveis podem conter entre 10 e 30% de ativo em relação ao peso do filme seco. Um filme preparado com 1 mL de gel filmógeno contendo Polifil pesa em torno de 180 mg após a secagem

Assim, teoricamente, a quantidade máxima possível seria algo em torno de 18 e 54 mg, considerando-se um filme de 1 mL.

Entretanto, não é apenas o volume do filme que determina a quantidade máxima de ativo. O sabor do ativo, a solubilidade na saliva e a necessidade terapêutica também são importantes. Por exemplo, mesmo que um filme comporte 50 mg de ativo, se este ativo for excessivamente amargo será difícil mascarar o sabor; então será necessário colocar menos ativo (por exemplo, 25 mg) e sugerir o uso de 02 filmes.

Posso usar o Polifil na técnica do laminador?

Sim, você pode usar Polifil para preparar géis filmógenos e filmes orodispersíveis que usam a técnica do laminador.

O procedimento operacional padrão para o preparo destes géis está disponível aqui:

Para efetuar os cálculos necessários após a laminação nós recomendamos que você consulte o fabricante de seu laminador.

Entretanto, gostaríamos que você considerasse abandonar essa técnica do laminador e usar a técnica de moldagem que pode poupar até 80% do tempo de preparo dos filmes.

O que é o Polifil?

O Polifil é uma mistura de pós em proporções corretas para ser usado no preparo de géis filmógenos que são o primeiro passo para se obter filmes orodispersíveis.

Antes de Polifil, o farmacêutico necessitava adquirir, gerenciar e controlar inúmeros componentes para o preparar o gel filmógeno, além de ter que esperar muito tempo para que o filme se formasse e secasse.

Tudo isso tornava o preparo difícil e demorado.

Para usar o Polifil basta misturar com alguns adjuvantes e água e o gel filmógeno estará pronto.

As técnicas e tecnologias de preparo de Polifil estão disponíveis para os clientes que adquiriram o produto ou para os clientes que optaram por fazer o nosso Curso de Filmes Orodispersíveis.