O que é o mio-inositol

Recebi uma prescrição com mio-inositol. No mercado estão disponíveis o inositol e o nicotinado de inositol. Eles são sinônimos? Qual devo usar?

O Inositol é uma vitamina do complexo B, de ocorrência natural e presente no organismo humano, participando de diversos processos metabólicos, com particular interesse na regulação da sensibilidade à insulina, na diabetes gestacional, ovários policísticos e prevenção do câncer de pele. Está disponível em diversos alimentos, principalmente frutas frescas, carnes e vegetais.

No organismo a forma ativa é o inositol, que por motivos de marketing, foi chamado de mio-inositol.

Esta é uma situação análoga à vitamina B3 (niacina) onde o composto ativo é a niacina, mas todos os derivados (ácido nicotínico, nicotinamida e nicotinatos) também são da classe da vitamina B3, mas não são farmacêutica, quimica e estruturalmente a niacina. A figura abaixo, ilustra o que é o inositol e seus derivados (inositois):

Inositois

 

Observe que todos eles são isômeros do mio inositol. Alguns deles são convertidos a inositol no organismo ou possuem atividades específicas.

Já o Nicotinato de Inositol é bem diferente. Veja a fórmula estrutural:

Inositol nicotinato

Ou seja, é um composto de seis moléculas de ácido nicotínico ligadas a uma molécula de inositol. O nicotinato de inositol é hidrolisado no organismo originando 6 moléculas de ácido nicotínico e uma molécula de inositol. Primariamente, o nicotinato de inositol deve ser utilizado como fonte de ácido nicotínico (niacina, vitamina B3) e não como fonte de inositol. Ele fornece inositol, mas é melhor usar o Inositol base. Também está disponível o fosfato de inositol, mas não há fornecedor no Brasil para farmácias magistrais.

 

Resposta redigida em 28/06/2016