O Formulário Nacional Brasileiro é fruto do trabalho de diversos profissionais de saúde, em particular os farmacêuticos atuantes em farmácias com manipulação e professores farmacêuticos de diversas universidades.
A segunda edição do formulário vem preencher uma lacuna importante, pois destina-se a regulamentar formulações de uso consagrado e algumas metodologias aplicadas diretamente à farmácia magistral, diferentemente da farmacopeia que possui um caráter mais voltado ao medicamento industrilizado.
Em sua segunda edição, o Formulário Nacional traz inúmeras formulações oficinais e magistrais para preparo em farmácias.
Mas não é só. Em mais de 270 páginas, são abordados assuntos de extremo interesse para o farmacêutico, principalmente para aquele que atua em farmácia com manipulação.
O conteúdo do Formulário Nacional abrange:
- Generalidades: definições de formas farmacêuticas e nomenclatura
- Métodos Gerais: Determinação de Peso em Cápsulas na Farmácia Magistral
- Boas Práticas de Manipulação
- Considerações sobre a Estabilidade de Produtos Farmacêuticos
- Considerações para o Preparo de Bases Galênicas
- Monografias, divididas em:
- Produtos Magistrais e Oficinais
- Bases para o Preparo de Formulações
- Soluções Auxiliares
- Alcoolmetria
- Força real dos líquidos espirituosos
“Mais que uma fonte de consulta, o Formulário Nacional é também um marco regulatório. Nesse sentido, por exemplo, ele resolve a questão do cálculo do peso médio de cápsulas, requisito exigido pela legislação em vigor e que não foi descrito na quinta edição da Farmacopeia Brasileira”, comenta o Prof. Luis Antonio Paludetti, editor da Revista Rx.
O Formulário pode ser baixado e impresso, servindo para posterior consulta, no dia a dia da farmácia. Para baixar clique aqui.